ESCRITÓRIO CONTÁBIL & TRIBUTÁRIO PENELA

O que o empresário deve saber para gerir os negócios

05/06/2015 14:43

Ter a própria empresa é um sonho para grande parte das pessoas. Mas o dia a dia de um empreendedor não é fácil. Muito pelo contrário. É preciso mais do que conhecer a área de atuação. Saber gerir o negócio é fundamental. O empresário deve acompanhar o dia a dia de todas as áreas da empresa e estar a par de todos os acontecimentos. Como você se sente com relação a sua empresa, veja o exemplo, ao entrar em um avião você olha para a cabine do piloto e pensa: - como o piloto consegue entender todos estes mostradores. A sua empresa também tem diversos mostradores, que definem qual o caminho que você deve fazer. Você se sente passageiro ou piloto da sua empresa?

Para auxiliar os empreendedores nesta missão difícil, mas não impossível, seguem 5 dicas de gestão. São passos importantes para ter um negócio de sucesso:

1- Conheça seus números

Ter uma boa gestão financeira é o primeiro passo para garantir que a empresa seja bem sucedida. Conte com demonstrativos de resultados para acompanhar a situação das contas da empresa. Afinal, o dinheiro é fundamental para que o negócio evolua e ter finanças saudáveis é importante para obter o tão sonhado lucro e não adquirir as temidas dívidas. Por isso, acompanhe constantemente os números e se possível conte com um profissional qualificado para cuidar das finanças.

2 - Ter relatórios de avaliação

Informações documentadas sobre a empresa ajudam a entender o que deu errado no passado e planejar os próximos passos. Quanto mais dados existem sobre o negócio se torna mais fácil alcançar o tão desejado sucesso. E esta é a função dos relatórios de avaliação. Estes documentos auxiliam na mensuração do desempenho dos processos e servem como apoio para a tomada de decisão. Vale lembrar que as metodologias estão em constante evolução e os relatórios de avaliação ajudam a embasar as mudanças, por isso, precisam ser bem definidos e acompanhados sistematicamente. É preciso avaliar com cautela aquilo que realmente é relevante para a organização.

3 - Ter uma liderança forte

Todo o empresário precisa ser antes de tudo um bom líder. Além de todas as habilidades administrativas e de ter conhecimento do negócio, é imprescindível ter a capacidade de conduzir a equipe. Mas não é necessário se desesperar. Nem todos nascem prontos. Sempre é possível desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais. Afinal, nenhum empresário nasce bem sucedido, e sim alcança o sucesso. Tornar-se um bom líder também é uma busca constante e diária. Procure se aprimorar constantemente.

4 - Saber reconhecer entre seus colaboradores quais podem exercer melhores funções

Conhecer os funcionários é fundamental. Daí a importância do dialogo dentro de uma empresa entre os profissionais de todas as hierarquias. Apenas desta forma é possível colocá-los em situações e funções para as quais estão mais bem preparados. O empresário (líder) deve entender quais são os talentos especiais de cada um e suas reais habilidades e fazer com que tenham a melhor função dentro da organização. Desta forma, é possível contar com pessoas engajadas e motivadas.

5 - Ter regras bem definidas

Esta é a minha última dica, mas é por aí que tudo começa. Existem empresas que sucumbem exatamente porque não definem as regras. Muitas vezes não há nada de errado com as outras áreas, mas faltam as normas, que são essenciais e garantem a qualidade nos relacionamentos e na conduta de todos. E sem estes princípios, as estratégias vão sendo minadas aos poucos. As pessoas precisam saber o que podem ou não fazer e como agir em determinadas situações. A ausência desses valores e condutas que pode acabar com qualquer organização. Vale lembrar que os valores de uma empresa não podem ser definidos a esmo. Por isso, deve-se considerar contar com o auxílio de um profissional.

Texto confeccionado por: Marco Antônio

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